quinta-feira, 24 de abril de 2014

O impacto do 25 de Abril no Associativismo


Na véspera das comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos, a Debate em Círculo pára para reflectir. Durante o Estado Novo, direitos tão fulcrais como a liberdade de expressão e de reunião simplesmente não estavam ao alcance do comum cidadão português.

Apesar de serem constituídas associações em Portugal desde o séc. XVII, durante este período ditatorial, a actividade destas e a formação de novas foram seriamente desencorajadas e em muitos casos sabotadas, com medo de que estes espaços servissem de plataforma de impulso à revolta da população.

Porém, quase dois anos após a Revolução de 25 de Abril de 1974, no dia 2 de Abril de 1976, foi aprovada a Constituição da República Portuguesa, que voltou a repor, sem qualquer margem para dúvidas, o direito ao associativismo.

Artigo 46º da Constituição da República Portuguesa

1) Os cidadãos têm o direito de, livremente e sem dependência de qualquer autorização, constituir associações, desde que estas não se destinem a promover a violência e os respectivos fins não sejam contrários à lei penal.

2) As associações prosseguem livremente os seus fins sem interferência das autoridades públicas e não podem ser dissolvidas pelo Estado ou suspensas as suas actividades senão nos casos previstos na lei e mediante decisão judicial.


Representantes do Dia do Associativismo Jovem


Tendo em conta a magnitude da ocasião, associaram-se às comemorações do Dia do Associativismo Jovem, diversas figuras públicas com o propósito de consciencializar o público em geral para a participação nas comemorações. Com o auxílio da Escola Superior de Comunicação Social, foram gravadas mensagens de apoio ao movimento associativo juvenil por parte dos representantes, que iremos partilhar de seguida, de forma a contribuir para o sucesso da iniciativa:


Programa Sociedade Civil (RTP2) - Associativismo Jovem


O episódio 71, que foi transmitido em directo na RTP2 no dia 22 de Abril de 2014, do emblemático programa "Sociedade Civil" teve como foco a temática do Associativismo Jovem, motivada pela aproximação do Dia do Associativismo Jovem. Moderado por Eduarda Maia, o programa centrou-se no quão importante pode ser a participação no movimento de associativismo jovem para o desenvolvimento do papel cívico por parte dos membros da sociedade, especialmente em idades formativas.

É possível assistir ao programa na íntegra, recomendamos a sua visualização:


Comemoração Regional do Dia do Associativismo Jovem



Com o objectivo de promover o Dia do Associativismo Jovem, divulgamos outras iniciativas comemorativas da ocasião especial que decorreram e continuam a decorrer durante o mês de Abril, promovidas por várias associações juvenis de todo o País. Deste modo, incentivamos os leitores do blog a alargarem os horizontes e participarem nas actividades seguintes:








Dia do Associativismo Jovem


Com vista a celebrar o Dia do Associativismo Jovem, a Debate em Círculo irá promover no dia 30 de Abril de 2014 um debate focado na realidade do associativismo juvenil em Portugal, desde benefícios às dificuldades presentes nas experiências das pessoas que se envolvem diariamente nesta prática. Devido à nossa iniciativa, não poderemos estar presentas nas comemorações oficiais programadas em conjunto pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e Câmara Municipal de Lisboa (CML), que irão decorrer no mesmo dia em Lisboa. Apesar de tudo, queremos manifestar o nosso apoio ao evento e divulgar o programa:

Local: Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz

Eventos:

14h - Assinatura de Protocolos dos Programas de Apoio ao Associativismo Juvenil (PAAJ)

15h - Tertúlia "Dez anos a comemorar... Os jovens e a participação cívica"

Local: Chiado

Evento:

17h às 19h30 - Animação de rua


Para mais informações, consultar: Dia do Associativismo Jovem 2014

Documentário "Resolved"


"Resolved" trata-se de um documentário realizado por Greg Whiteley, tendo-se destacado ao ponto de ser nomeado para dois Emmy e vencedor do "Audience Award" do Los Angeles Film Festival, onde teve a sua estreia em 2007. As filmagens retratam a realidade contrastante entre uma equipa de debate de uma escola situada numa zona rica e com bastante prestígio e outra equipa proveniente de uma escola pública com falta de fundos e onde os alunos não têm geralmente ambições muito altas. As duas equipas irão competir pelo título de campeões estaduais da Califórnia.

Após serem conhecidos os vencedores, a equipa da escola pública decide mudar por completo a sua estratégia, abdicando do paradigma actual de debate, conhecido como spreading (uma técnica caracterizada pela introdução do maior número de argumentos possível durante o limite de tempo, o que resulta exposição muito rápida) e tentando mudar a forma como os debates são conduzidos.

Conseguirão ser bem-sucedidos?

Descobre, a Debate em Círculo recomenda!


terça-feira, 15 de abril de 2014

Filme "Ciência Espacial"


Vencedor do prémio "Dramatic Directing Award" no prestigiado festival de cinema de Sundance, este filme relata a história de Hal Hefner, um rapaz normal de 15 anos, para além do incómodo facto de gaguejar. O protagonista é interpretado por Reece Thompson, sendo que, para ultrapassar as suas dificuldades de expressão e impressionar a rapariga dos seus sonhos, como não poderia deixar de ser, pois trata-se de um drama com toques de comédia.

O filme tem como tema principal a busca por uma voz própria na adolescência, sendo que, no caso de Hal, isto manifesta-se de forma tanto literal, como metafórica. Porém, como é possível percepcionar à medida que a longa-metragem se desenvolve, quase todos os adolescentes "gaguejam" figurativamente.

A influência do debate na evolução da personagem principal está bem patente ao longo da película, funcionando como o principal veículo para ela ganhar confiança e ultrapassar os seus obstáculos iniciais. A Debate em Círculo recomenda!